O que é dependência de Amor e Sexo?

Para nós, membros de D.A.S.A., a dependência de amor e sexo é uma doença progressiva que não pode ser curada, mas, como várias outras doenças, pode ser tratada.

Ela pode tomar várias formas – incluindo, sem limitar-se, uma necessidade compulsiva por sexo, dependência extrema por outra pessoa (ou várias), e/ou preocupação crônica com romance, flerte, sedução ou fantasia.


A dependência de amor e sexo também pode assumir a forma da evitação compulsiva de dar ou receber intimidade social, sexual ou emocional. Essa evitação de intimidade é conhecida em D.A.S.A. como ANOREXIA.

Descobrimos que padrões obsessivos/compulsivos existem em que relacionamentos/atividades sexuais tornando-se cada vez mais destrutivos a carreira profissional, relação familiar e ao senso de respeito próprio. A dependência de amor e sexo pode ter consequências cada vez mais piores se continuar sem tratamento. Em D.A.S.A., aprendemos a aceitar a realidade de ter essa dependência e a renunciar qualquer noção de que podemos controlar com sucesso com nossa força de vontade sem ter ajuda.

Admitindo impotência pessoal sobre nosso sofrimento, paramos com o comportamento de dependência e nos voltamos a orientação de um poder superior a nós mesmos, pedindo desculpas pelos danos causados aos outros e reconstruir nossas vidas fisicamente, mentalmente, espiritualmente e emocionalmente.

Como saber se sou um Dependente de Sexo e Amor?
Só você pode dizer se tem uma dessas dependências ou ambas a nível físico, mental, emocional ou espiritual. Ir à várias reuniões vai lhe dizer se você se identifica com outros dependentes de amor e sexo.

O folheto “Dependência de Amor e Sexo: 40 Perguntas para Auto-Diagnóstico” vai lhe ajudar a avaliar sua atividade sexual, comportamentos amorosos e envolvimentos emocionais. Peça o folheto em uma de nossas reuniões presenciais. estão disponíveis no site do D.A.S.A mundial no link:
https://slaafws.org/lang/portuguese/40Perguntas.

Características da Dependência de Amor e Sexo © 1990 The Augustine Fellowship, S.L.A.A., Fellowship-Wide Services, Inc. Todos os direitos reservedos.

1. Tendo poucos limites saudáveis, nos envolvemos sexualmente e/ou emocionalmente com as pessoas sem conhecê-las.
2. Temendo o abandono e a solidão, permanecemos e voltamos a relacionamentos dolorosos e destrutivos, escondendo nossas necessidades de dependência de nós mesmos e dos outros, ficando mais isolados e alienados de amigos e entes queridos, de nós mesmos e de Deus.
3. Temendo a privação emocional e/ou sexual, buscamos e nos envolvemos compulsivamente em um relacionamento após o outro, às vezes tendo mais de um envolvimento ou relação sexual ou emocional ao mesmo tempo.
4. Confundimos amor com carência, atração física e sexual, piedade e/ou necessidade de salvar ou ser salvo.
5. Sentimo-nos vazios e incompletos quando estamos sozinhos. Embora tenhamos medo da intimidade e do compromisso, e procuramos continuamente relacionamentos e envolvimentos sexuais.
6. Sexualizamos o estresse, a culpa, a solidão, a raiva, a vergonha, o medo e a inveja transformando-os em desejos sexuais. Usamos o sexo ou a dependência emocional como substitutos para o cuidado e apoio.
7. Usamos o sexo e envolvimento emocional para manipular e controlar os outros.
8. Ficamos paralizados ou seriamente envolvidos em obsessões ou fantasias românticas ou sexuais.
9. Evitamos as responsabilidades que tínhamos conosco mesmos, nos relacionando com pessoas emocionalmente indisponíveis.
10. Permanecemos escravizados à dependência emocional, intrigas românticas ou atividades sexuais compulsivas.
11. Para evitar nos sentirmos vulneráveis, podemos nos afastar de todo envolvimento íntimo, confundindo anorexia sexual e emocional com recuperação.
12. Atribuímos qualidades mágicas aos outros. Nós os idealizamos e os perseguimos, depois os culpamos por não satisfazerem nossas fantasias e expectativas.

Preâmbulo de D.A.S.A. ©1985, 2003, 2012 The Augustine Fellowship, S.L.A.A., Fellowship-Wide Services, Inc. Todos os direitos reservados.

Dependentes de Amor e Sexo Anônimos (D.A.S.A.) é uma irmandade orientada pelos Doze Passos e Doze Tradições, baseada no modelo pioneiro de Alcoólicos Anônimos.

O único requisito para ser membro de D.A.S.A. é o desejo de parar de praticar um padrão de dependência de amor e sexo. D.A.S.A. se mantém completamente pelas contribuições de seus membros sendo gratuita a todos que precisem.

Para evitar as consequências destrutivas da dependência de amor e sexo, utilizamos cinco recursos essenciais:

1. SOBRIEDADE: O nosso desejo de parar de praticar nosso comportamento auto-destrutivo de dependência numa base diária.

2. APADRINHAMENTO/AMADRINHAMENTO/REUNIÕES: A capacidade de recorrer a um apoio acolhedor dentro da irmandade de D.A.S.A.

3. PASSOS: A prática do programa de recuperação dos Doze Passos para alcançar a sobriedade sexual e emocional.

4. SERVIÇO: A retribuição para a irmandade de D.A.S.A. do que continuamos a receber de graça.

5. ESPIRITUALIDADE: O desenvolvimento de uma relação com um Poder superior a nós mesmos, que pode nos guiar e apoiar na recuperação.

Como irmandade, D.A.S.A. não opina sobre assuntos alheios à mesma e não se envolve em controvérsias. D.A.S.A. não está afiliado a nenhuma outra organização, movimento ou causa, seja religiosa ou secular.

Estamos, contudo, unidos por um objetivo comum: lidar com o nosso comportamento sexual e emocional dependente. Temos um denominador comum em nossos padrões obsessivos/compulsivos, que torna irrelevante qualquer diferença pessoal de orientação sexual ou de identidade de gênero.

Precisamos proteger com especial cuidado o anonimato de cada membro de D.A.S.A.. Além disso, tentamos evitar atrair atenção indevida dos meios de comunicação para D.A.S.A. como um todo.